Como fazer o registro de sua marca em 5 passos

Fazer o registro da uma marca é algo que deve estar no topo da lista de coisas para você fazer pelo seu negócio.

Somente com o registro você terá a certeza de que:

  • poderá trabalhar tranquilo, sem se preocupar em ter que mudar sua marca do dia para a noite;
  • sua marca será exclusiva, e você poderá impedir que concorrentes a copiem;
  • poderá ter ganhos financeiros com a marca, especialmente no caso de expansão do seu negócio por meio de franquias.

Pedir para registrar uma marca no INPI, não é difícil.

Basta seguir o passo a passo que iremos mostrar nesse artigo, que você não terá dificuldades para pedir o registro da sua marca.

Mas antes temos que te falar algo muito sério…

Registrar marca não é simplesmente enviar o protocolo para o INPI!

Há todo um processo a se percorrer para conseguir o registro da marca.

Então, queremos fazer um combinado com você…

Antes de te passar a fórmula para pedir o registro de marca, você terá que procurar entender como funciona todo o processo.

Se você não tem ideia de como funciona o processo de registro de marca,  fizemos um artigo explicando todas as etapas, clique aqui e confira.

Além de buscar entender como funciona o processo, é muito importante que você tenha pesquisado se a marca que você pretende o registro já pertence a alguma outra pessoa, ok?!

Deixar de pesquisar a existência de marcas parecidas antes de iniciar o pedido, vai fazer você perder tempo, dinheiro, além de ganhar uma enorme dor de cabeça.

Como fazer o registro de uma marca?

Agora que destacamos o que é importante saber e fazer antes de seguir com o registro da marca, vamos ao que interessa…

Para conseguir fazer o pedido de registro da marca basta seguir os seguintes passos:

1. Cadastre-se no e-INPI

No site do INPI, faça o seu cadastro no sistema e-INPI preenchendo com bastante atenção todos os dados da pessoa ou empresa que será titular do registro da marca.

Fique atento às informações passadas durante o cadastro, especialmente com relação ao campo “natureza jurídica”.

Pois, se fizer o cadastro errado e a sua empresa estiver qualificada para receber o desconto no pagamento da GRU do INPI, você não conseguirá emitir a guia no valor correto.

Após preencher as informações solicitadas, basta clicar em salvar e seguir para o próximo passo.

2. Emitir e pagar a GRU

Agora que você já fez o seu cadastro, está na hora de emitir a taxa para seguir com o protocolo do pedido de registro.

Você deverá acessar a aba de “Custos e pagamento” com o login e senha criados quando realizou o cadastro.

No formulário de emissão da GRU, você irá selecionar a guia de pedido de registro de marca.

Lembre-se de conferir o serviço especificado e o valor da guia.

Se estiver tudo ok, basta selecionar a forma de pagamento e quitar a GRU.

3. Acessar o e-Marcas

Com a taxa do INPI emitida e quitada, é possível seguir para o próximo passo que é o preenchimento do formulário para o pedido de registro da marca.

Para acessar o formulário, entre no sistema e-Marcas com o seu login e senha.

Depois, coloque o “nosso número” da GRU emitida e siga para o preenchimento do formulário.

No formulário, você terá que conferir e preencher as seguintes informações:

  • O objeto do pedido e o n.º da GRU;
  • Os dados do seu cadastro;
  • Os dados da marca;
  • Especificação de Produtos ou Serviços;
  • Declaração de atividades;
  • Reivindicação de Prioridade Unionista;
  • Anexos; e
  • Declaração de veracidade.

Se você ficar em dúvida sobre como preencher algum campo do formulário, acesse os materiais de consulta e apoio fornecido pelo INPI, envie uma mensagem para o fale conosco ou procure um profissional com experiência em registro de marcas.

O que não pode é inserir informações no formulário sem ter ideia do que está preenchendo.

Um formulário preenchido de forma errada pode comprometer a proteção da sua marca.

Depois de tudo preenchido, basta clicar em “avançar”.

4. Conferir os dados inseridos no formulário e concluir o protocolo

Depois de preencher o formulário, anexar os documentos necessários e clicar em “avançar”, vai aparecer uma tela com todas as informações inseridas.

Você deve ler com muita atenção todos os campos e verificar se tudo foi preenchido e anexado corretamente.

Se alguma informação ou documento estiver errado, basta clicar em “voltar”.

Caso contrário, é só clicar em “protocolar”.

Em seguida, faça o download do Formulário Eletrônico Protocolado.

Lembre-se de salvar o formulário eletrônico protocolado em um lugar de fácil acesso.

Ele será o documento oficial que comprovará o pedido de registro da sua marca.

5. Acompanhar o processo semanalmente

Todos os passos acima é o início da caminhada rumo ao registro de marca.

Dizemos isso porque o pedido de registro é apenas o início de um processo.

Esse processo é composto por várias etapas.

E você deve estar atento e agir com cautela durante o percurso.

Em algumas dessas etapas, pode ser necessário que você tenha que se manifestar ou seguir com o pagamento de outras taxas.

Se você não acompanhar de perto o seu processo de pedido de registro, todo o seu tempo e dinheiro investidos na marca podem ser em vão.

Por isso, é muito importante que você acompanhe semanalmente se algo de novo aconteceu no processo de registro da sua marca.

Esse acompanhamento deve ser feito pela leitura da Revista da Propriedade Industrial, disponibilizada pelo INPI todas as terças-feiras, e pelo sistema de busca de processos.

Concluindo…

Como você pode ver, não há segredo para fazer o pedido de registro da sua marca.

Repetimos:

Registrar marca não é simplesmente enviar o protocolo para o INPI!

Além de todo o cuidado que você deve ter antes do pedido, é necessário realizar uma pesquisa prévia de marca.

Agora…

Se você:

  • tiver dificuldades para fazer a pesquisa prévia;
  • tiver dificuldades para preencher o formulário de pedido de registro; ou
  • não tiver tempo de acompanhar o processo de pedido de registro da sua marca.

Procure ajuda para registrar a sua marca.

Mas não é qualquer ajuda…

Busque por um profissional que tenha experiência na área e escute as orientações que ele tem para te dizer.

A falta de cuidado de alguns empreendedores neste início, pode custar muito caro para o negócio.

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